segunda-feira, 10 de abril de 2017

O Rio Nilo - Egito

Quem nunca ouviu falar dos egípcios? O povo dos faraós, das pirâmides, das múmias, do rio Nilo... Poucas civilizações foram tão fascinantes, tão belas, tão misteriosas...
A civilização egípcia surgiu no meio do deserto há mais de cinco mil anos. Um deserto terrível no norte da África, coberto de areia e muito quente. A única explicação para se desenvolver uma civilização debaixo daquele sol escaldante é a existência do imenso rio Nilo.
O rio Nilo nasce na África Central e vai atravessando o deserto até desembocar no mar Mediterrâneo. Todos os anos, na mesma época, ele enche e transborda. Suas águas alagam vastas áreas. Após algum tempo, a largura do rio volta ao seu tamanho natural. Mas ai já aconteceu o milagre da natureza: naquelas partes inundadas fica depositada uma espessa camada de húmus (matéria orgânica), formada por folhas e planta que caem naturalmente no rio, duram as centenas de quilómetros percorrida por suas águas. Quando se decompõen esses vegetais se transformam em húmus, que então fertiliza o solo. Onde ele está depositado, fica facílimo plantar. Por isso o vale do Nilo tornou-se uma das regiões mais férteis do mundo.
Graças ao Nilo e às suas enchentes, quando ele depositava o limo que fertilizava os solos das margens, foi possível aos egípcios plantar no meio do deserto. Por isso, o antigo historiador grego Heródoto disse uma vez: "O Egíto é uma dádiva do Nilo" - ou seja, a existência da civilização egípcia é um presente do rio Nilo.
O deserto até que tinha uma vantagem: ajudava a defender os egípcios. Durante séculos, nenhum povo estrangeiro teve coragem de atravessar aquelas centenas de quilómetros de areia, debaixo do sol tórrido, para invadir o Egito. No deserto, os egípcios descobriram importantes minas de ouro, chumbo, cobre, prata e topázio (pedra semipreciosa).
Graças ao Nilo, os egípcios plantavam legumes, trigo, linho e cevada.Nas suas margens, crescia o papiro. Essa planta maravilhosa servia para fazer uma espécie de papel para escrever, além de cordas, pequenos barcos e redes. O linho era outra planta, usada para confeccionar um tecido leve e arejado, ótimo para o calor do deserto. A cevada era misturada com água e fermentada para fazer uma bebida alcoólica inventada pelos egípcios: a cerveja.

Mario Schmidt
Nova História Crítica









Nenhum comentário:

Postar um comentário